As vitaminas são essenciais para inúmeras funções no nosso organismo. Porém, é preciso ponderar informações equivocadas sobre suplementações, que podem ser prejudiciais à saúde.
Segundo a Nutricionista Luciana Mosmann, a vitamina C é hidrossolúvel, ou seja, está no grupo de vitaminas que são solúveis em água. "Essas vitaminas não são produzidas pelo nosso organismo. Ao ingerirmos, elas são absorvidas pelo intestino e transportadas pelo sistema circulatório até os tecidos em que serão utilizadas", explica Luciana.
Por não ser produzida pelo organismo, é necessário o consumo de alimentos que a contenham para se atingir a recomendação diária - 90mg para homens e 75mg para mulheres. "Para atingirmos essa recomendação, basta o consumo de uma ou duas porções de algumas frutas ou verduras, como acerola, abacaxi, kiwi, laranja, limão, brócolis, pimentão, rúcula, tomate, repolho, entre outros", reforça a Nutricionista.
A vitamina C ajuda a fortalecer as defesas vão organismo, facilita a cicatrização da pele e contribui para uma melhor a circulação do sangue, também facilita a absorção do ferro no intestino, sendo indicada nos tratamentos contra a anemia. Pessoas saudáveis , que possuem uma alimentar variada e equilibrada e que contenha frutas
e verduras, geralmente não necessitam de suplementação. Nesses casos, se a suplementação for feita , especialmente acima de 500mg/dia, a pessoa não vai absorver a totalidade, pois o organismo elimina o excesso.
Vitamina C e os Rins
Apesar de essencial, a Vit C em excesso está relacionada ao aumento das chances de formação de cálculos renais, devido a sua transformação em oxalato, excretado pelos rins após metabolização.
Por isso, é necessário que se evite qualquer tipo de suplementação sem acompanhamento médico, principalmente no caso específico da vitamina C por pessoas formadoras de cálculos renais.
No caso de pacientes em terapia renal, as vitaminas hidrossolúveis são eliminadas durante a diálise, além da ingestão alimentar dos pacientes poder estar diminuída. Por isso, geralmente, a suplementação de vitaminas do complexo B e C são recomendadas pelo médico. Porém, o ácido ascórbico - Vit C - pode ser quebrado em oxalato e elevar os níveis.
Mais uma vez, o acompanhamento e a recomendação de suplementação é individualizada e deve ser feita pelo seu médico.