Região conta com nova terapia dialítica inovadora
Hemodiafiltração é o método mais moderno no tratamento de pacientes renais
A cidade de Novo Hamburgo passa a ser pioneira na região ao contar com uma das terapias renais mais modernas e eficazes da atualidade: a hemodiafiltração. O tratamento passa a ser oferecido no Centro de Prevenção e Tratamento das Doenças Renais, clínica situada no prédio do Hospital Regina, trazendo novas perspectivas aos pacientes com Doença Renal Crônica.
O modelo investido foi o 5008S Cordiax, uma das tecnologias mais modernas do mercado. Seu diferencial é o controle automático que facilita o aumento do volume de filtragem, mantendo o cuidado na hemoconcentração (quando a diálise retira excesso de líquido do organismo, o que concentra mais o sangue e, portanto, pode dificultar a circulação). A médica Nefrologista e Diretora do Centro, Liriane Cumerlato, explica que a hemodiafiltração é muito eficiente devido a maior pressão que exerce para a retirada das toxinas para fora do sangue. “Isso se deve ao alto volume de solução produzida com água muito pura, que são infundidos e simultaneamente filtrados (retirados) do espaço vascular do paciente”, aponta.
Benefícios e indicação
A hemodiafiltração possui uma série de benefícios, pois retira do sangue substâncias que não são filtradas na diálise convencional, o que promove um resultados muito satisfatórios no tratamento. Estudos científicos demonstram que essa eficácia para um aumento da sobrevida dos pacientes e significativa redução da mortalidade. “Há algum tempo vinhamos nos preparando para proporcionar essa nova modalidade aos nossos pacientes. Para nós é uma satisfação poder oferecer um tratamento tão inovador na região”, informa a médica Nefrologistae diretora do Centro,.
O método pode reduzir ainda a incidência de desmineralização óssea - que pode levar a fraturas-, e também melhorar o controle de outras complicações da doença renal crônica como inflamações, anemia, hipertensão arterial e redução no risco de infecções. Essa maior eficiencia na filtragem possui impacto direto na qualidade de vida dos pacientes. “Com uma concentração de toxinas menor no sangue, é possível que o paciente possa ter uma alimentação menos restritiva, proporcionando uma rotina mais próxima do normal possível”, complementa a nutricionista Luciana Mosmann.
Conforme a Enfemeira Responsável Técnica Karine da Silva, assim como na hemodiálise, o tratamento de hemodiafiltração pode ser feito de três a seis vezes por semana, conforme a necessidade. “É preciso atentar-se que nem todos os pacientes possuem indicação para esse novo tratamento, ficando a cargo do médico nefrologista decidir o melhor método dialítico de acordo com a necessidade de cada um”, reforça. Existem ainda algumas indicações de quem pode aderir à terapia, como pacientes em hemodiálise que possuem risco cardiovascular, carência nutricional, entre outros problemas associados ou decorrentes da Doença Renal Crônica.
Para além do tratamento, a prevenção
O Centro de Prevenção e Tratamento das Doenças Renais é referência no segmento há mais de 20 anos. Além de oferecer um conjunto completo de tratamentos, como a hemodiafiltração e hemodiálise, também atuam com os tratamentos chamados conservadores, proporcionados por equipe multidisciplinar composta por médicos, enfermeiros, nutricionista, psicólogas e técnicos de enfermagem..
“Assim como os demais tratamentos, o conservador é indicado de forma individualizada. Consiste em evitar o avanço da doença renal através de consultas periódicas com o nefrologista, terapia nutricional, controle das doenças como hipertensão e diabetes e orientação sobre o uso adequado de medicações”, explica a médica Liriane.
Todos os atendimentos e tratamentos ocorrem em uma estrutura pensada para receber pacietes e familiares composta por amplas salas de diálise, consultórios e sala de recuperação. Um grande diferencial é o tratamento próprio da água com o sistema moderno e seguro de osmose reversa, com o investimento em tecnologia que promove a purificação da água utilizada nos tratamentos. Tudo isso com a retaguarda do Hospital Regina.